Atuação

Acompanhamento de Obra

É fundamental tanto para a engenharia quanto para a arquitetura que se conheça todos os detalhes sobre o terreno da obra. A precisão dessas informações pode determinar tanto o preço da construção quanto o seu resultado estético. Por isso, é tão importante que o levantamento topográfico seja feito da forma mais completa possível tanto antes quanto no decorrer da obra. O trabalho de nossa equipe envolve desde a implantação de marcos, níveis, levantamentos planimétricos e altimétricos, divisas, volumes, eixos estruturais e acompanhamento do andamento da construção.


Cadastro Técnico Multifinalitário

O Cadastro Técnico Imobiliário Multifinalitário é base para um planejamento urbano eficiente. Além de servir para planejar a expansão de uma região, o cadastro também serve para alimentar a base de cadastro fiscal para os tributos imobiliários (IPTU, ITBI, TLF, Taxa de Coleta, etc) e consequentemente gerar a arrecadação correta para o município.


O cadastro é abastecido com informações estratégicas sobre a localização geográfica de todos os imóveis da cidade; ocupação ou finalidade de cada imóvel; uso atual do solo e dentro de cada imóvel; declividade do solo; áreas em litígio entre imóveis confrontantes; delimitação de cada unidade imobiliária; estrutura fundiária e identificação das diferentes glebas; regularização dos títulos segundo as áreas; organização das comunidades segundo as glebas e, ou, bairros; base para a implementação de infraestrutura; subsídios para a melhor viabilização de projetos de engenharia, segundo as prioridades do mercado e dos investimentos públicos; avaliação do imóvel para desapropriação, visando obras públicas; localização espacial do conjunto de imóveis de uma empresa ou indivíduo, visando a obtenção de empréstimos bancários; base para o gerenciamento da construção civil; base para se implantar a planta de valores genérica.


Imagem Térmica

Neste serviço, oferecemos a solução mais adequada para identificar problemas térmicos em telhados e outras estruturas. Um sensor pode identificar padrões de temperatura e apontar vazamentos ocultos, características de umidade anormal e outros indicativos que podem resultar em ações preventivas ou corretivas.


Veja alguns exemplos de onde a leitura térmica pode ser aplicada:

Busca e resgate

Agricultura de precisão

Inspeções de telhado

Inspeções de linhas de força

Combate a incêndios

Inspeções de subestações

Inspeções de torre celular

Segurança

Topografia


No diagnóstico de edifícios, a termografia inspeciona componentes diversos como parede, telhados, janelas, portas, sistemas de ventilação e ar condicionado, isolamento e aquecimento do chão, vazamentos, vedações e dutos.


O procedimento adequado para determinar o desempenho térmico do envelope de um edifício é a termografia infravermelha, usada para identificar perdas de calor por causa de problemas na construção, isolamento ausente ou inadequado e invasão de umidade.


Levantamento Topográfico

Para representar de maneira efetiva todos os detalhes de um terreno, é preciso investir em instrumentos técnicos modernos aliados à competência técnica. Somente assim, o levantamento topográfico será uma representação exata do terreno de acordo com a escala determinada e nível de detalhamento que inclua dimensões, elementos existentes, desníveis, acidentes geográficos.


Nossa equipe está preparada para extrair a precisão máxima de nossos equipamentos, respeitando as normas técnicas do setor.


Seguem algumas delas:

  • NBR 13.133:1994 - Execução de Levantamento Topográfico - Procedimento
  • NBR 14.166:1998 - Rede de Referência Cadastral Municipal - Procedimento
  • NBR 14.645-1:2001 - Elaboração do "Como Construído" (As Built) para Edificações - Parte 1: Levantamento Planialtimétrico e Cadastral de Imóveis Urbanizados com Área até 25.000 m², para Fins de Estudos, Projetos e Edificação - Procedimento
  • NBR 14.645-2:2005 - Elaboração do "Como Construído" (As Built) para Edificações - Parte 2: Levantamento Planimétrico para Registro Público, para Retificação de Imóvel Urbano - Procedimento
  • NBR 14.645-3:2005 - Elaboração do "Como Construído" (As built) para Edificações - Parte 3: Locação Topográfica e Controle Dimensional da Obra - Procedimento
  • NBR 15.309:2005 - Locação Topográfica e Acompanhamento Dimensional de Obra Metroviária e Assemelhada - Procedimento
  • NBR 15.777:2009 - Convenções Topográficas para Plantas e Cartas - Escalas 1:10.000 - 1:5.000 - 1:2.000 - 1:1.000 – Procedimento

Mapeamento, Aerofotos e Topografia de Alta Precisão

Nossa missão é somar a tecnologia de ponta dos Drones aos sistemas mais sofisticados de processamento de imagens aéreas, de satélite, informações geográficas e interpretação de dados.


Em 2D, o mapeamento pode ser feito com ortofoto digital de alta qualidade, com GSD de 10 a 2cm. Em tal configuração, o cliente consegue ter precisão de detalhes nas imagens captadas e tomar as melhores decisões para o projeto. No caso dos mapeamentos em 3D, feitos com a técnica de nuvem de pontos, o modelo tridimensional é oferecido seguindo padrões de elevação digital ou planialtimétrico.


Mapeamento Urbano Topográfico

O Mapeamento Urbano Básico é composto por uma base geográfica de alta precisão, confeccionada a partir de imagens de satélite.


Mapeamento Topográfico

Monitorar a estrutura de uma grande obra é fundamental para o sucesso da execução e também a prevenção de acidentes, como por exemplo o deslizamento de terras, rompimento de barragens ou quedas de pontes e fundações de edifícios.


A tecnologia aplicada a essa necessidade pode gerar uma redução nos custos e uma segurança maior para os clientes. Em tal contexto, os equipamentos topográficos tornam-se aliados importantes para observação de pontos estratégicos, identificação de riscos e leituras periódicas que fornecem informações para a tomada de decisões.